Todos os artigos de Cláudia Gomes

CATL – O REGRESSO

Caros Pais!!

As aulas estão a chegar ao fim e o regresso integral ao CATL está para breve!!

Estamos ansiosos por receber os nossos meninos e cheios de saudades!

Este regresso traz com ele algumas regras que estão presentes no nosso plano de contingência, que será importante que os pais / encarregados de educação leiam.

Deixamos aqui alguns pontos essenciais :

Terão que trazer:

– Sapatos para utilizar apenas na APSMA;

– 2 Sacos para colocar os sapatos (um saco para os sapatos de casa outro saco para os sapatos que usam na APSMA)

– Garrafa para a água identificada e um saco para a mesma;

– Chapéu identificado (irá semanalmente para casa para ser lavado).

Horário :

O horário de funcionamento das instituição será das 7h às 19h30, no entanto haverá um horário de entrada e saída pois estará uma funcionária , no espaço indicado, a fazer a receção e entrega das crianças. Para chegar ao espaço indicado deverá seguir a linha vermelha.

Entrada – 7h – 10h

Saída – Após as 16h

Caso a criança tenha uma consulta adaptamos o horário desde que avisado previamente, assim como se a família tiver a possibilidade de vir buscar mais cedo deverá articular com a equipa de sala.

Estaremos disponíveis para esclarecimentos adicionais.

entrega de documentos – mensalidade 20/21

Exmo/a. Sr/a. Encarregado/a de Educação,

Com vista à preparação e organização do próximo ano letivo 2020/2021, solicitamos que seja realizada a  entrega dos documentos até ao dia 03 de julho/20.

De modo a completar a inscrição, deverá fazer chegar aos serviços administrativos, via email ou presencial, a seguinte documentação:

– Declaração do IRS de 2019

– Nota de Liquidação do IRS 2019

– 3 Últimos recibos de vencimento (à presente data)

– Outros documentos comprovativos da real situação do agregado familiar

– Boletim de vacinas/Certificado de Vacinação

Sobral de Monte Agraço, 16 de junho de 2020

A Direção Técnica

Cláudia Gomes

Comunicado – CATL

Caros Pais/ Encarregados de Educação

De acordo com as diretrizes do governo o serviço de CATL irá reabrir dia 15 de junho.

Após conversações com a Segurança Social, entidade que nos tutela, fomos alertados que não nos poderemos sobrepor ao horário letivo e as crianças não podem faltar às aulas nem falhar com o plano de aula diário. Estas responsabilidades serão inteiramente das famílias, pois, como sabem, o CATL não presta serviço de apoio ao estudo.

Assim sendo informamos que, até ao final do dia 12 de junho, caso não surjam novas indicações, iremos reabrir o serviço de CATL das 12h30 às 19h30 com serviço de almoço.

Os interessados em frequentar o serviço deverão informar o quanto antes a frequência e se necessitam do serviço de almoço.

Irão existir dois horários de entrada:

– 12h30 – 13h para aqueles que vêm almoçar;

– 14h00 – 14h30 para os que só irão usufruir do apoio da tarde;

O horário de saída será após as 16h (caso tenham que sair antes deverão avisar).

Esta medida é necessária, pois teremos que ter uma funcionária destacada para receber e entregar as crianças no espaço destinado para o efeito, o mesmo será na porta nas traseiras do edifício (deverá seguir a linha vermelha)

Terão que trazer:

– Sapatos para utilizar apenas na APSMA;

– Garrafa para a água identificada;

– Chapéu identificado (irá semanalmente para casa para ser lavado).

Reforçamos que é nossa intenção reabrir o serviço no dia 15 de junho, no entanto, ainda não saíram as diretrizes formais que, quando forem públicas, poderão apresentar novas datas de reabertura como já aconteceu relativamente ao dia 01 de junho.

Sobral de Monte Agraço, 11 de junho de 2020

A Direção

Comunicado PDF

Vamos Regressar

Olá Famílias , olá Pais!

Estamos a regressar, a regressar devagar!

Um regresso tão esperado mas ao mesmo tempo cheio de medos, dúvidas e ansiedades, faz parte, é normal, estamos a lidar com algo nunca antes vivido. No entanto, por aqui, pela Associação Popular Sobral de monte Agraço estamos a fazer de tudo para um regresso seguro.

Assista ao nosso vídeo doméstico mas feito com o coração.

Estamos cheias de saudades!

Regresso Pré-Escolar/ CATL

Caros Pais/ Encarregados de Educação

A Resolução do Conselho de Ministros de 30 de abril contempla medidas faseadas para o desconfinamento e para a retoma gradual da atividade letiva e não letiva (presencial), nas várias respostas que as instituições proporcionam. Assim, no que nos diz respeito, foi calendarizado para 18 de Maio e 1 de junho, a reabertura da Creche e do Pré-escolar/CATL, respetivamente.

A Associação Popular, em estreita colaboração com a Autoridade de Saúde local, adaptou o seu plano de contingência para a Covid-19 às novas orientações, de acordo com o guião da Segurança Social e conforme o disposto nas normas da Direção Geral de Saúde. O nosso plano de contingência encontra-se disponível para consulta no sítio da internet da instituição (www.associacaopopularsobral.pt).

A suspensão da nossa atividade imposta por força da lei, como medida de mitigação à proliferação da Covid-19, conduziu-nos a uma nova realidade, para a qual não existia enquadramento, quer ao nível de orientações técnicas da Segurança Social, quer ao nível dos Regulamentos das instituições. Neste contexto, foram tomadas pela instituição medidas de carácter excecional, também no que concerne às mensalidades, que procuraram não sobrecarregar financeiramente as famílias.

Assumindo também a excecionalidade desta nova fase de desconfinamento, que se iniciará no próximo dia 1 junho, com abertura do Pré-escolar e CATL, cumpre-nos informar que, também a título excecional, e respeitante ao mês de junho, atendendo a que ainda existem medidas de apoio à família para assistência a filhos menores de 12 anos (os pais/enc. De educação deverão confirmar se são elegíveis uma vez que há exceções), informamos que as mensalidades relativas ao mês de JUNHO vão-se processar da seguinte forma:

▪ Creche/Pré-Escolar/CATL, os pais que optarem por ficar em casa com as crianças, será feito um desconto de 50%, da mensalidade relativa ao mês de junho, correspondendo ao desconto máximo previsto em regulamento.

Os pais serão contactados pelas responsáveis de sala para informar se as/os suas/seus educandos/as regressam no mês de junho. Nos meses seguintes o processamento seguirá a normalidade e relativamente às ausências prolongadas, desde que avisadas com a devida antecedência, será aplicado o que está previsto em regulamento.

Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional e caso se tenha verificado alteração ao nível dos rendimentos poderão os pais/responsáveis pela criança entregar os comprovativos da nova situação do agregado.

Mais uma vez, TODA a equipa da nossa instituição agradece a confiança que mantêm nos nossos serviços.

Comunicado PDF

após 30 dias de quarentena (com crianças) como sobreviver…?

Continuamos privados da nossa rotina e liberdade diária. As nossas crianças continuam a ter que ficar fechadas em casa, e o que no início até era engraçado porque estávamos todos em casa começa agora a parecer estranho aos olhos das crianças e as dúvidas começam a surgir.

“Porque é que não posso ir à escolinha?”

“Porque é que não posso ir à casa dos avós e brincar no parque?”

Muitas são as dúvidas, após um mês de quarentena, nós a família, nem sempre conseguimos ter a clareza suficiente para lhes explicar.

Para ajudar nestas questões constantes, ou comportamentos desajustados que possam surgir, deixamos um texto da nossa Psicóloga Lara Pestana que podem consultar AQUI e que deve ser complementado com a APRESENTAÇÃO da ordem dos psicólogos.

No entanto esta quarentena não tem sido só para as crianças e abrange toda a família. Ninguém tem super poderes e é normal que, por vezes, nos sintamos mais em baixo ou com dificuldade de gerir determinadas emoções e situações. Assim sendo deixamos também para consulta outras apresentações da Ordem dos Psicólogos, que são de fácil leitura e podem ajudar nesta fase em que as nossas dúvidas são as dúvidas de muitos.

Estamos Longe… mas perto…

3º DIA DE QUARENTENA

Caros pais…

Apesar de estarmos obrigados a estar longe uns dos outros queremos, de alguma forma, estar perto das nossas crianças, e ajudar nas rotinas diárias e nas dúvidas que possam surgir.

Hoje deixamos AQUI um texto com algumas dicas da nossa Psicóloga Lara Pestana, consultem , leiam e coloquem em prática sempre que possível.

Até ao próximo artigo.

O que fazer nestes dias com as crianças??

Nestes dias, em que a regra é ficar em casa, temos que garantir que as nossas crianças continuam a seguir uma rotina e sintam , dentro dos possíveis, uma sensação de normalidade.

Assim sendo devemos tentar manter as rotinas, nos mais pequenos continuar com os mesmos horários de refeições e sestas, aqueles que já vão ao bacio manter essa prática antes ou depois das refeições e sempre que acordam das sestas.

Quanto aos mais crescidos sugerimos a elaboração de um quadro de tarefas em que se inclua os momentos de brincadeira livre, refeições e um momento de atividade orientada (jogos de tabuleiro, jogos motores, trabalhos manuais…)

Deixamos alguns sites que vos podem dar algumas ideias:

13 atividades para fazer com os mais novos

20 atividades para fazer em casa com as crianças

25 atividades físicas para fazer em casa com os mais novos

Festa de Natal 2019

Uma vez mais a “família” APSMA reuniu-se no quartel dos bombeiros, a quem desde já agradecemos, para mais uma Festa de Natal.

Diretores, funcionários, pais e crianças juntaram-se para assistir a uma peça de teatro ” A Loja Dos Sonhos” da companhia CATIVAR.

Seguiu-se um lanche convívio realizado com a colaboração dos pais e Encarregados de Educação.

Foi um momento de partilha, convívio e reforço de relações entre esta grande “Família” cujo o objetivo é o mesmo, o bem estar e felicidade das nossas crianças.

Para todos Vós um FELIZ e SANTO NATAL!!

Momento em que decorre a peça de Teatro
A avó Lita…
A nossa plateia