Todos os artigos de Cláudia Gomes

MEDIDAS PREVENTIVAS- COVID 19

Para melhor compreender quais as medidas a implementar neste regresso à vida escolar das nossas crianças, consulte aqui o Plano de Contingência.

Contamos com a vossa colaboração para que tudo corra pelo melhor. O trabalho de equipa entre escola e família será essencial nesta fase.

Protejam-se, protejam as vossas crianças, façam a vossa parte, nós faremos a nossa.

após 30 dias de quarentena (com crianças) como sobreviver…?

Continuamos privados da nossa rotina e liberdade diária. As nossas crianças continuam a ter que ficar fechadas em casa, e o que no início até era engraçado porque estávamos todos em casa começa agora a parecer estranho aos olhos das crianças e as dúvidas começam a surgir.

“Porque é que não posso ir à escolinha?”

“Porque é que não posso ir à casa dos avós e brincar no parque?”

Muitas são as dúvidas, após um mês de quarentena, nós a família, nem sempre conseguimos ter a clareza suficiente para lhes explicar.

Para ajudar nestas questões constantes, ou comportamentos desajustados que possam surgir, deixamos um texto da nossa Psicóloga Lara Pestana que podem consultar AQUI e que deve ser complementado com a APRESENTAÇÃO da ordem dos psicólogos.

No entanto esta quarentena não tem sido só para as crianças e abrange toda a família. Ninguém tem super poderes e é normal que, por vezes, nos sintamos mais em baixo ou com dificuldade de gerir determinadas emoções e situações. Assim sendo deixamos também para consulta outras apresentações da Ordem dos Psicólogos, que são de fácil leitura e podem ajudar nesta fase em que as nossas dúvidas são as dúvidas de muitos.

Estamos Longe… mas perto…

3º DIA DE QUARENTENA

Caros pais…

Apesar de estarmos obrigados a estar longe uns dos outros queremos, de alguma forma, estar perto das nossas crianças, e ajudar nas rotinas diárias e nas dúvidas que possam surgir.

Hoje deixamos AQUI um texto com algumas dicas da nossa Psicóloga Lara Pestana, consultem , leiam e coloquem em prática sempre que possível.

Até ao próximo artigo.

O que fazer nestes dias com as crianças??

Nestes dias, em que a regra é ficar em casa, temos que garantir que as nossas crianças continuam a seguir uma rotina e sintam , dentro dos possíveis, uma sensação de normalidade.

Assim sendo devemos tentar manter as rotinas, nos mais pequenos continuar com os mesmos horários de refeições e sestas, aqueles que já vão ao bacio manter essa prática antes ou depois das refeições e sempre que acordam das sestas.

Quanto aos mais crescidos sugerimos a elaboração de um quadro de tarefas em que se inclua os momentos de brincadeira livre, refeições e um momento de atividade orientada (jogos de tabuleiro, jogos motores, trabalhos manuais…)

Deixamos alguns sites que vos podem dar algumas ideias:

13 atividades para fazer com os mais novos

20 atividades para fazer em casa com as crianças

25 atividades físicas para fazer em casa com os mais novos

Festa de Natal 2019

Uma vez mais a “família” APSMA reuniu-se no quartel dos bombeiros, a quem desde já agradecemos, para mais uma Festa de Natal.

Diretores, funcionários, pais e crianças juntaram-se para assistir a uma peça de teatro ” A Loja Dos Sonhos” da companhia CATIVAR.

Seguiu-se um lanche convívio realizado com a colaboração dos pais e Encarregados de Educação.

Foi um momento de partilha, convívio e reforço de relações entre esta grande “Família” cujo o objetivo é o mesmo, o bem estar e felicidade das nossas crianças.

Para todos Vós um FELIZ e SANTO NATAL!!

Momento em que decorre a peça de Teatro
A avó Lita…
A nossa plateia

Vamos ao pão por Deus – 31 OUTUBRO

Na Associação Popular de Sobral de Monte Agraço acreditamos que as origens e a cultura em que cada sociedade está inserida é parte fundamental para a construção da identidade da criança. Assim sendo gostamos de proporcionar às nossas crianças experiências que lhes permitam viver tradições que vêm de há muitos e muitos anos. Este ano, à semelhança dos anteriores, vamos ao Pão por Deus primeiro para que esta tradição centenária não se perca e em segundo para explorar valores de partilha, bondade e ajuda ao próximo.

Dia 31 de Outubro (se não chover) pelas 10h (Creche e 2 turmas de Pré-escolar) e pelas 14h (2 turmas de pré-escolar) irão pelas ruas da vila, visitar os comerciantes locais, e com os sacos que prepararam nas suas salas gritar bem alto “Pão por Deus!”.

Ajudem-nos a manter as tradições vivas e descubra um pouco mais sobre a mesma Aqui !

Vamos lá reciclar!!

VAMOS LÁ PAPÁS!!

Este ano letivo ,2019/2020, o desafio continua, gostaríamos de alcançar melhores resultados que no ano anterior e para tal precisamos da vossa ajuda. Faça da reciclagem um hábito saudável da rotina familiar!

CONTAMOS CONVOSCO!!

Este ano letivo foi assim…

Muito mais haveria por mostrar, foi um ano intenso de aprendizagens, conquistas, partilhas e crescimento.

Obrigado às equipas de sala, equipa da cozinha, serviços administrativos, equipa de limpeza, corpos gerentes, famílias e comunidade, juntos construímos um ambiente securizante e ajudamos as nossas crianças a crescer em todos os domínios.

Chegando o fim de um ano letivo já nos preparamos para o início do próximo, cheio de surpresas e desafios onde o crescimento e o desenvolvimento das crianças são a nossa prioridade.

Assista aqui ao nosso ano ano letivo… e muito mais haveria para mostrar…

Clique Aqui

Semana de atividades Do CATL

Foi uma semana cheia de emoções, gargalhadas e movimento.

Entre os mergulhos e castelos de areia na praia, aos piqueniques no parque de merendas onde o apetite era mais que muito, à discoteca que surgiu de surpresa, a piscina num dia de muito calor, zumba e com elas e com eles e tantas outras brincadeiras fomos muito felizes.

Piquenique na Foz do Arelho
Piscina (Quinta do Páteo)
Zumba
Discoteca 100horas