Todos os artigos de Admin

Associação Popular de Sobral de Monte Agraço

26 de março de 2024| 20h30m

Convocatória

Se à hora atrás referida não estiver presente a maioria dos associados, a Assembleia Geral terá início trinta minutos depois, pelas 21h00m

1. Apresentação e aprovação da conta de Gerência de 2023
  2. Outros Assuntos

O Presidente da Assembleia Geral

António Maria Borges Júnior

Dia de Aulas ao Ar Livre

No próximo triénio a nossa instituição terá como tema ” A minha Rua” com o objetivo de valorizar as aprendizagens que se podem fazer no exterior valorizando tudo aquilo que a natureza e o meio envolvente nós dá e motivar as crianças a desenvolver a sua motricidade global.

Assim sendo fez-nos sentido inscrever numa iniciativa “Dia de aulas ao Ar Livre.”

O que é o Dia de Aulas ao Ar Livre?

O Dia de Aulas de Aulas ao Ar Livre é um movimento global que visa celebrar e inspirar a brincadeira e a aprendizagem ao ar livre, em casa ou na escola. Chegado o dia, assinalado globalmente em duas datas anuais, os professores celebram com a sua turma, organizando aulas ao ar livre.

Em resposta à crise do coronavírus, a habitual celebração será ainda de maior importância este ano.

As crianças passam menos tempo do que nunca ao ar livre e isto está claramente a afetar a sua saúde, bem-estar e ligação com o mundo natural.

Nodia 03 de novembro foi um dia dedicado ao AR LIVRE.

Descubra mais sobre esta inciativa aqui .

construção de uma Creche em Sapataria

A Associação Popular de Sobral de Monte Agraço, fruto de uma candidatura apresentada ao programa PARES 2.0 (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais), no ano 2019, no dia 24 de fevereiro celebrou um contrato de financiamento que visa a construção de uma Creche em Sapataria.

Com este projeto será possível aumentar a resposta social de creche para a comunidade, contribuindo para estruturar o desenvolvimento social do concelho de Sobral de Monte Agraço e, em particular, para a Freguesia de Sapataria.

Assim, ao abrigo deste programa, destinado a Instituições Particulares de Solidariedade Social, foi aprovado um financiamento de 430 mil euros que, sendo manifestamente insuficiente, para garantir a obra de construção, é um importante contributo. Salienta-se que as 59 vagas criadas ao abrigo de programa terão asseguradas a respetiva comparticipação para a frequência, através de acordo de cooperação. Este é um elemento de extrema importância, pois permitirá que as mensalidades dos utentes sejam definidas de acordo com os rendimentos dos respetivos agregados familiares.

O projeto prevê a construção da Creche no edifício da antiga Escola Primária de Sapataria, tendo, para o efeito, sido celebrado um contrato de comodato com o Município de Sobral de Monte Agraço, entidade proprietária do imóvel.

Mais uma vez, a Associação Popular, dá uma expressão prática ao vertido no objeto dos seus estatutos, contribuindo para o desenvolvimento social do concelho de Sobral de Monte Agraço e da sua população, coadjuvando os serviços públicos competentes num espírito de interajuda, solidariedade e cooperação. Sabendo da importância e dimensão deste projeto,  procuraremos cumprir todos os objetivos a que nos propusemos ao apresentar a candidatura, por forma a proporcionar um efetivo alargamento da rede de equipamentos de creche do concelho.

A Direção

Sugestões de atividades para fazer em casa!

As nossas/vossas Educadoras têm estado sempre em articulação com os seus grupos de sala neste segundo confinamento e enviam atividades muito muito giras.

Tão giras que achamos que deviam ser partilhadas com mais crianças, tanto de outras sala da nossa instituição como as crianças que nos visitam…

Assim sendo partilhamos convosco alguns videos cheios de magia, docura e atividades bem criativas e simples de fazer aí por casa:

Estamos em casa…Outra VEz!!

Após 4 meses do inicio do ano letivo, voltamos para casa, estamos então no nosso segundo confinamento em menos de um ano.

Não estávamos de todo a contar com esta possibilidade quando em Maio/junho reabrimos as nossas portas, também vós famílias, foram apanhadas de surpresa neste novo regresso obrigatório a casa.

Se por um lado temos mais consciência do que um confinamento implica , por outro estamos mais cansados de todas as restrições a que temos estado sujeitos.

Deixamos uns textos sugeridos pela nossa psicóloga Lara Pestana que podem, de alguma forma , ajudar a encontrar respostas e a ajudar em determinados momentos nesta fase em que nos encontramos confinados, mais uma vez.

Relembro que se sentirem necessidade de conversar, de encontrar estratégias para a dinâmica familiar a Psicóloga da nossa instituição está ao vosso dispor. Basta entrar em contato com a educadora de sala nesse sentido que será realizada essa articulação.

informação – mensalidade mAIO

Caros Pais/ Encarregados de Educação

Esperamos que se encontrem bem, assim como todos os vossos familiares.

Após as declarações realizadas ontem pelo governo e de acordo com plano de desconfinamento apresentado, informamos que as mensalidades relativas ao mês de maio vão-se processar da seguinte forma:

▪ CRECHE

(abertura a 18 de maio, no entanto os pais que optarem por ficar em casa com as crianças continuam a beneficiar das medidas de apoio à família)

– Crianças que frequentem no período de 18 a 31 de maio, independente do número de dias de frequência, pagarão 50% da mensalidade relativa ao mês de maio, havendo assim um desconto de 50%;

– Crianças que não frequentem o mês de maio pagarão 10% da mensalidade relativa ao mês em questão, havendo assim um desconto de 90%.

Obs: Os pais serão contactados pelas responsáveis de sala para informar se regressam nesta primeira fase (18 de maio) ou numa segunda fase (junho).

PRÉ-ESCOLAR E CATL

(abertura a 01 de junho)

– Será cobrado 10% da mensalidade relativa ao mês de maio, havendo assim um desconto de 90%.

Após o dia 01 de junho o processamento das mensalidades voltará à normalidade se o plano de desconfinamento não sofrer alterações.

Esta deliberação foi tomada de modo a apoiar as famílias nesta fase complicada para todos, sendo também uma forma de agradecimento pela confiança que mantêm nos nossos serviços.

Relativamente ao serviço prestado no Centro Escolar da Sapataria, o CAF, que se refere ao apoio ao 1º Ciclo no decorrer da época letiva ( o período de férias não é da nossa responsabilidade), suspendemos o serviço de CAF assim como o pagamento da respetiva mensalidade visto não existir um regresso programado. Salientamos que as inscrições para o próximo ano letivo iniciam a 04 de maio.

Sobral de Monte Agraço, 01 de maio de 2020

A Direção

Comunicado PDF Apsma

Comunicado PDF CAF (Sapataria)

Inscrições – Creche, Pré-escolar E CaTL

Inscrições abertas

As inscrições para as respostas de Creche, Pré-escolar e Catl estão abertas durante todo o ano letivo, estando a frequência dependente da existência de vaga.

Para proceder à inscrição da criança deverá aceder às fichas de admissão da resposta pretendida, preencher a mesma e enviar para o email associacaopsma@sapo.pt.

Para mais esclarecimentos poderá recorrer aos seguites contatos:

• Email – associacaopsma@sapo.pt
  • Telefone – 261941611
  • Telemóvel – 925322553

Comunicado aos encarregados de educação

Caros Pais/ Encarregados de Educação

Esperemos que vós e as vossas famílias se encontrem bem de saúde.

De acordo com as diretrizes do Governo as escolas e demais instituições de educação deverão manter-se encerradas até novas orientações.

Assim sendo informamos que, até existir novas indicações, não poderemos retomar os nossos serviços.

As nossas Educadoras irão continuar a manter o contato diário com as crianças e famílias e estão sempre disponíveis para esclarecimento de algumas dúvidas, que possam surgir, acerca da rotina ou comportamentos das crianças.

Agradecemos a confiança depositada em nós e desejamos que este período de confinamento e isolamento social termine o mais rápido possível, para que juntos possamos educar as “nossas” crianças.

Sobral de Monte Agraço, 13 de Abril de 2020

A Direção Técnica